-
Arquitetos: 324PRAXIS
- Área: 600 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Duy Nhat, Le Ba Loc
-
Fabricantes: Light Art
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado na vibrante cidade de Nha Trang, onde a atmosfera entrelaça um centro turístico movimentado com a essência da vida local, nosso edifício é um testemunho da simbiose dessas influências.
Baseada no conceito de adotar um estilo de vida simples e despretensioso, nossa filosofia de projeto se concentra em criar um hotel que incorpore totalmente essa noção. Em resposta ao desejo de um espaço onde os visitantes possam mergulhar na serenidade e obter informações sobre a cultura local diversificada, criamos um lugar que incentiva o envolvimento, a observação, a empatia e uma profunda apreciação pelos modos de vida nativos. Aqui, as portas são abertas não apenas pela demanda, mas pela percepção gradual de que os seres humanos precisam aprender a se adaptar, reagir e encontrar alegria nesse modo de vida.
Procuramos criar uma fachada convidativa e flexível que se adaptasse a diversos usos. Ao estender a fachada para a cidade, o hotel integra perfeitamente um café e um bar acessível a partir da rua, acolhendo moradores e turistas para participar de suas atividades.
Para harmonizar com a paisagem circundante, o hotel engloba uma variedade de espaços com vistas para as montanhas ou para o mar. Esses espaços são divididos em três volumes - com cinco, três e quatro pavimentos - seguindo as condições do terreno. Essas seções interagem e se conectam por meio de espaços abertos, oferecendo vistas do jardim abaixo e do céu acima.
Este espaço aberto incorpora três funções alternadas distribuídas verticalmente ao longo da estrutura. O térreo abriga uma área de estar do café e um aconchegante bar com 6 lugares, com um mezanino dedicado à leitura e ao relaxamento, permitindo que os hóspedes desfrutem do ar livre e se conectem com o ambiente elevado.
No terceiro pavimento, um jardim comunitário na cobertura possui um mirante ideal para observar as estrelas ou o nascer do sol. Aninhado em um vale formado por blocos de construção e sombreado por estruturas mais altas, ele evoca uma sensação de proteção e intimidade. No quarto nível, um espaço de ioga e meditação oferece vistas panorâmicas de todo o complexo.
A disposição desses espaços - um exterior contínuo e volumes envolventes discretos - promove um ambiente onde as pessoas podem sentir e perceber de forma tangível o invisível. As paredes envolventes proporcionam um caminho para experimentarmos a transformação do vazio em espaços fechados, serenos e contemplativos, evocando sentimentos de refúgio e intimidade e reavivando nossa conexão com a natureza.
Nossa visão de uma sensibilidade ao ar livre serve como a pedra angular deste hotel, pois abraçamos materiais que facilitam a abertura, assim como jardins e caminhos adjacentes que se mesclam perfeitamente com os espaços internos. Após uma exploração minuciosa de materiais locais que poderiam ser utilizados, considerando restrições estéticas e de diversidade, optamos por trabalhar com concreto aparente com padrões listrados - um material amplamente utilizado em parques, conhecido por suas qualidades antiderrapantes e versatilidade de cores alcançada através do ajuste das proporções de agregados.
O projeto cultivou um senso de "biofilia", ensinando-nos a "sentir e valorizar" esses espaços vazios e expressões de beleza, inspiração, encantamento, tranquilidade, quietude e intimidade.